Cultura castreja, Idade do Ferro
arqueo.org — o Portal da Arqueologia Ibérica, sem obscurantismo e religiosidade
200

Sites do mesmo autor:

Tipografia

Turismo na Natureza

Ciclismo: pedalar.org

Castro de Lanhoso

Mapa localización Castro de Lanhoso
 

Na base das vertentes setentrionais da Serra do Carvalho, destaca–se um relevo (altitude de 383 metros) com uma extraordinária posição geo–estratégica, pois domina para sul um amplo sector do vale do Ave. Para norte avista–se o vale Cávado e as cumeadas da Serra de Santa Isabel. Controlava, também, o corredor terrestre de circulação que ligava o núcleo central do espaço do Bracari às montanhas interiores, designadamente às serras da Cabreira e do Gerês, bem como ao planalto barrosão. O Castro de Lanhoso ocupava esse relevo granítico, no topo do qual foi, mais tarde, edificado o castelo medieval de Lanhoso, lugar simbólico da História de Portugal. O castelo, por sua vez, terá sido construído por cima de uma fortificação da Antiguidade Tardia. Todavia, no cume não se observam vestígios proto–históricos. O que resta do conjunto arqueológico castrejo encontra–se, sensivelmente, a meia–encosta, junto da estrada que conduz ao Santuário e ao Castelo.

Para aceder ao local, partindo do centro da Póvoa de Lanhoso, deverá seguir–se a Estrada Nacional 205 na direcção Braga/Vieira do Minho. Ao chegar à localidade de Horto, 1’4 km depois (3 minutos), deverá cortar–se para o lado direito, no cruzamento sinalizado como «Castelo de Lanhoso. Castro de Lanhoso». Cerca de 1 km depois (3 minutos) atinge–se o topo do morro onde se encontra o castelo medieval e o santuário de Nossa Senhora do Pilar.

topo da páginaTopo da página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com/comunicacao